Teoria dos estilos de liderança

Estilo de liderança é a maneira como os líderes se comportam e o que usam para controlar o comportamento de seus liderados, esta teoria trata-se de três estilos abordados:

  • Ambiente autocrático: dentre as regras, as atividades, os companheiros de trabalho, os objetivos e as formas a serem executados é o líder que determina, pois o líder era uma pessoa de certo comportamento dominador e pessoal em seus elogios. A avaliação e a atenção dada pelo líder era sempre individual e muito pessoal, com critérios não justificados. Ambiente de total rigidez e controle.
  • Ambiente democrático: o líder estimula as normas, regras, atividades e execução eram discutidas e decidas pelo grupo, pois o líder apenas fornecia orientações e recomendações e essas avaliações eram objetivas, factuais e sempre justificadas, o grupo que determinava as técnicas de execução das tarefas e da sua divisão, porem cada membro tinha a liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. O líder procurava sempre ser um elemento normal no grupo, sugerindo quando solicitado e apresentando alternativas para o grupo escolher.
  • Ambiente laissez-faire, com completa liberdade individual e grupal. O líder apenas fornecia o material de trabalho e as informações só eram dadas quando fosse procurado, ele porem não participava das atividades ou de suas atribuições, isso ficava a cargo do grupo. O líder não avalia e somente quando solicitado faz comentários sobre o grupo.

Dessa maneira, os estilos de liderança apontam a importância do comportamento do líder sobre o liderado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s