Motivação

O mercado de negócios está cada dia mais competitivo exigindo assim um alto nível de motivação por parte dos funcionários, entendendo que este seja o principal elemento para a melhor produtividade individual ou em grupo. As empresas estão valorizando cada vez mais o comprometimento dos funcionários, pois promovem melhores soluções e estes se tornam investimento para as empresas.

Motivação é o que estimula e dá força para as pessoas agirem, é a conseqüência das necessidades não satisfeitas, sendo assim, o comportamento humano é motivado pelo desejo de atingir um objetivo em especifico, por este motivo, muitos gerentes não são capazes de motivar, mas de satisfazer as necessidades de seus funcionários, conseguindo com que muitos cumpram com suas obrigações, porém muitas vezes estes estão interessados e não estão comprometidos com os objetivos da empresa.

Um bom desempenho requer muito mais do que simplesmente aptidões e habilidades, é necessário motivação para trabalhar, contudo o bom desempenho esta relacionado ao quão motivado esta o empregado, mas em termos de comportamentos, a motivação é o esforço e tenacidade exercida pela pessoa para fazer ou alcançar algo, é um dos diversos fatores que contribuem para o bom desempenho no trabalho, assim ele é facilmente influenciável do que as demais características das pessoas como traços de personalidade entre outros.

Para compreender-se a motivação humana, necessita do conhecimento do que a provoca e dinamiza, pois a motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza através de cada necessidade humana.

A motivação funciona de forma cíclica e repetitiva, assim sendo chamado de motivação clico motivacional que é composto de fases que se repetem e se alternam. O organismo humano tende a um estado de equilíbrio, em que se rompe quando surge uma necessidade. Assim o equilíbrio cede lugar a um estado de tensão que dura enquanto a necessidade não for satisfeita.

A motivação não é uma qualidade individual, muito menos uma característica do trabalho, pois não existem indivíduos que estejam sempre motivados, nem as tarefas são motivadoras. A motivação é bem mais que um processo estatístico, defini-se de um processo que é ao mesmo tempo função dos indivíduos e das atividades especificas que eles desenvolvem. É por isso que a direção e a existência da motivação estarão estritamente ligadas à maneira que a pessoa compreende e avalia sua própria ação no trabalho.

A motivação funciona como um dinamizador, onde há um impulso do comportamento humano, para isso, encontramos por meio da motivação uma série de atitudes que se aplicadas, poderão influir de forma positiva no desempenho dos funcionários, sendo necessário, portanto: valorizar pessoas, reconhecer os avanços, encorajar iniciativas, oferecer incentivos, delegar autoridade, fazer avaliações, promover mudanças. Tais atitudes são importantes para o desempenho e motivação, para que apesar das dificuldades as pessoas estejam motivadas e comprometidas com os objetivos das empresas.

Partindo do principio que as pessoas trabalham com motivação e entusiasmo em decorrência de algumas atitudes e estímulos, é necessário que os líderes saibam quais são esses estímulos para que os desenvolvam em casa funcionário. Segundo a teoria de Maslow, em que é relatada as necessidades humanas em diferentes níveis, sendo assim Abraham Maslow estabeleceu uma hierarquia de necessidades classificadas em cinco grupos: fisiológicas, segurança, sociais, de estima e auto-realização. Esta teoria ressalta que as pessoas não precisam apenas de recompensas financeiras, mas necessitam de respeito, atenção das pessoas e reconhecimento. Assim os líderes ao definirem estratégicas, criam melhores condições para os funcionários de acordo com cada necessidade e conseguem assim obter melhores resultados

Define-se que motivação está dentro das pessoas, é a força e estímulo para as pessoas agirem, tendo como conseqüência de suas necessidades, porém, motivação pode ser impulsionada de acordo com as atividades desenvolvidas, encorajamento, valorização, reconhecimento e convivência no ambiente de trabalho, podendo influir na motivação de cada funcionário, de formas diferentes de acordo com cada personalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s